O que são os dividendos no mercado de ações, e como eles funcionam?
Dividendos são pagamentos feitos por uma empresa a seus acionistas, normalmente como uma distribuição de lucros. No mercado de ações, os dividendos são uma forma de os investidores receberem renda passiva a partir de um investimento feito na compra de ações da empresa, e podem também fornecer uma indicação da saúde financeira da companhia.
Os dividendos são normalmente pagos trimestralmente, e o valor do dividendo costuma ser baseado nos lucros da empresa para cada trimestre em particular. Por exemplo, se uma empresa ganhou $1 por ação em um trimestre, e o dividendo foi fixado em $0,50 por ação (50% distribuído para acionistas), então cada acionista receberia $0,50. Esses relatórios de ganhos da Entergy servem como exemplo de transparência sobre os resultados de cada trimestre de uma empresa de capital aberto.
Em relação aos resultados financeiros, um relatório financeiro é um documento que contém informações financeiras sobre uma empresa. Os relatórios financeiros são geralmente preparados por contadores e revisados por auditores. Eles são normalmente publicados trimestralmente ou anualmente. O objetivo de um relatório financeiro é fornecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e o fluxo de caixa de uma empresa. Estas informações são usadas por investidores, credores e outros para tomar decisões sobre investir, emprestar ou fazer negócios com a empresa.
Os relatórios financeiros costumam apresentar as seguintes informações:
Balanço patrimonial: uma demonstração do ativo, passivo e patrimônio líquido de uma empresa em um determinado momento
Demonstração da receita: overview geral da receita, incluindo despesas e receita ou perda líquida de uma empresa durante um período de tempo.
Demonstração do fluxo de caixa: uma demonstração das entradas e saídas de caixa de uma empresa durante um período de tempo.
Além destas demonstrações financeiras, as empresas também podem incluir outras informações em seus relatórios financeiros, tais como uma descrição de seu modelo de negócios, informações sobre seus produtos e serviços, e detalhes sobre sua posição competitiva.
Sobre os tipos de dividendos
Há dois tipos de dividendos: dividendos pagos em dinheiro e dividendos pagos em ações. Como o próprio nome diz, os dividendos em dinheiro são pagos em dinheiro, enquanto os dividendos em ações são pagos em ações.
Antes de comprar ações de uma empresa pensando nos dividendos, é importante avaliar os pagamentos antigos, não apenas para avaliar a rentabilidade, mas também para ter dados sobre o fluxo de caixa positivo da mesma. Se uma empresa está consistentemente pagando dividendos, geralmente é um sinal de que a empresa está se saindo bem financeiramente. Entretanto, se uma empresa cortar seus dividendos, pode ser um sinal de que a empresa está com problemas financeiros. Assim, ao considerar investir em uma empresa, é importante observar o histórico de dividendos da empresa para se ter uma ideia de sua saúde financeira.
Dividendos para o longo prazo
Dividendos são muitas vezes vistos como um plano de aposentadoria, principalmente para investidores mais experientes. Isto porque eles oferecem uma maneira de receber renda sem ter que vender ativos. A cada pagamento, você pode vender apenas as ações ganhas via distribuição e manter as ações anteriores.
Outra opção é reinvestir os dividendos recebidos de volta nas ações. Isto pode lhe proporcionar uma fonte de renda mais robusta no futuro, já que foi obtida por meio de juros compostos (a cada novo recebimento, há um novo aporte maior, que irá gerar um recebimento futuro maior, e assim por diante).
Mas antes de sair montando sua carteira de ações, há algumas coisas a serem consideradas ao utilizar os dividendos como um plano de aposentadoria. Primeiro, você precisa ter certeza de que as empresas em que investe são estáveis e têm um histórico de pagamento consistente. Além disso, você precisa avaliar se vai poder reinvestir os dividendos que recebe para ter uma renda maior futuramente. Outro detalhe é que você precisa ter certeza de que diversificará sua carteira de investimentos. Isto o ajudará a reduzir os riscos e lhe proporcionará uma aposentadoria mais segura.
Esses três aspectos juntos podem fazer toda a diferença entre um plano bem-sucedido e um plano frustrado.